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Receita Estadual e Banco do Brasil modernizam cobrança do IPVA

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019


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O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais fácil para os clientes do Banco do Brasil ou para quem optar por este banco para quitar seus débitos. A Secretaria da Fazenda e o BB desenvolveram um sistema que permite o recolhimento do imposto online, o que vai permitir que isso seja feito por todos os canais de atendimento ao cliente.

Apesar de a Secretaria manter convênio com sete instituições bancárias para o pagamento do IPVA, a preferência dos proprietários de veículos tem sido pelo Banco do Brasil. Neste ano, por exemplo, até o momento, 35% das operações foram feitas neste banco. 

O sistema online, desenvolvido em conjunto por técnicos da Celepar e do BB, permite que os recolhimentos sejam registrados em até 30 minutos nos sistemas da Secretaria da Fazenda, quando os extratos de consulta de débito já contemplarão o pagamento. Também vai permitir o pagamento de parcelamento e de débitos já inscritos em dívida ativa, sem a necessidade de imprimir a guia de recolhimento (GRPR) em papel, somente com a informação do número do Renavam do veículo.  

A solução vem sendo discutida há anos, mas tomou impulso nos últimos seis meses, explica o gerente geral de Agência Setor Público de Curitiba, Joel Giovani Lopes Saraiva. 

ÁGIL E CONFIÁVEL- – A nova ferramenta substitui um sistema limitado, que exigia trabalho extra dos analistas da Secretaria da Fazenda e “vem ao encontro dos processos de modernização da Secretaria”, explica Alexandre de Souza, assessor da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual. Portanto, gera também significativa economia de recursos.

A base de dados do Banco do Brasil era atualizada pelo menos três vezes ao dia. Como o IPVA deve ser pago anualmente, a cada lançamento de um novo exercício, os dados precisavam ser atualizados nos últimos dias do ano, exigindo enorme trabalho extra. 

No último ano, a atualização atingiu aproximadamente 11 milhões de registros, levando cerca de onze horas para ser realizada. Com o desenvolvimento da nova tecnologia, essas tarefas não serão mais executadas, tornando o processo de pagamento mais ágil e confiável para o contribuinte paranaense.

Fonte: AEN-PR

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