Quarta-feira, 21 de maio de 2014
Ouvir matéria
A receita nominal do setor de serviços cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2014 no Paraná. O desempenho é decorrente do aumento do poder aquisitivo da população e do mercado de trabalho que segue aquecido no Estado.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (20/05), as principais altas foram verificadas nos serviços prestados às famílias (12,5%), transportes e correio (10,2%), informação e comunicação (8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (6,5%).
No comparativo entre os meses de março deste ano e de 2013, a receita de serviços aumentou 7,1% no Paraná de acordo com o IBGE. O levantamento da instituição abrange o segmento empresarial não financeiro, excluindo os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel.
A economista Suryane Nabhem Kalluf, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) avalia que os resultados demonstram que o Paraná “segue gerando empregos mais nobres e com maiores rendimentos, em maior parcela no interior do Estado”.
No País, houve alta de 6,8% para o mês e de 8,7% no trimestre. O índice acumulado em doze meses, encerrados em março de 2014, mostra que o setor de serviços paranaense apresentou crescimento de 7,8%. A média brasileira ficou em 8,7%.
Fonte: Agência Estadual de NotÃcias
Última Atualização do site: 22/11/2024 07:41:57