Segunda-feira, 26 de abril de 2010
Ouvir matéria
Ainda dá tempo de tirar o título de eleitor
Se você está em dúvida se faz o título e participa das eleições, vale um alerta: para quem tem 16 e 17 anos até o dia da votação, o voto é facultativo, mas se o adolescente vai completar 18 anos antes das eleições ele é obrigado a votar.
Além disso, entre a documentação exigida para se matricular em algumas universidades está o título de eleitor. Quem pretende ser calouro em 2011 (ou ainda em 2010), portanto, precisa ficar atento.
Em Curitiba, o título só pode ser feito na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em outras cidades, basta entrar em contato com o Tribunal para saber os endereços dos cartórios eleitorais.
O documento sai na hora e não é preciso marcar horário. “Normalmente, o processo demora de 20 a 30 minutos, mas a previsão é que nos últimos dias esse tempo passe para 4 horas”, diz Rogério Born, sub-chefe da central de atendimento do TRE-PR.
Para quem quiser poupar tempo, é possível adiantar o processo pela internet. “Nesse caso, o eleitor preenche um cadastro no site do Tribunal e só vai à sede da cartório eleitoral de sua cidade para colher digitais, fotos e assinaturas e retirar o título”, explica Born.
É preciso comparecer com um comprovante de residência recente em seu nome, de seus pais ou do cônjuge (cartas particulares não são aceitas), quitação do serviço militar para os homens maiores de 18 anos e um documento original de identificação - carteira de habilitação e passaporte não são aceitos.
Fonte: Gazetado Povo
Última Atualização do site: 14/11/2024 16:09:19