Segunda-feira, 02 de setembro de 2019
ÚVisualizada: 514 vezes
Ouvir matéria
Na manhã desta segunda-feira(02/09) foi dado inicio as comemorações da Semana da Pátria em Itaúna do Sul. Hoje houve a apresentação dos Alunos da Escola Professora Maria de Fátima S. de Mazzi – EF, anos iniciais. Para o hasteamento dos Pavilhões: Brasil Prefeito Chico Leite, Estadual o Presidente da Câmara de Vereadores Celso Leite e no Pavilhão Estadual representando a Policia Militar do Paraná e Soldado Silvestre. Tivemos duas apresentações dos alunos: A primeira com os alunos Lorena, Izabelly, Lívia, Ana Laura e Davi com o Poema Independência do Brasil e a segunda apresentação foi com todos os Alunos cantando uma musica alusiva ao evento.
A Semana da Pátria é comemorada mais uma vez! Neste sete de setembro, por todo o país, repetem-se as festividades, os desfiles e as atividades já conhecidas por todos. Mas, afinal, que significado isso tudo tem para os brasileiros? Que tipo de sentimento aflora nos corações aos comemorar essa data?
Inicialmente, é preciso refletir sobre o significado da palavra Pátria, porque não é possível importar-se com algo que não conhecemos, para o qual não atribuímos valor.
A Pátria é o lugar onde nascemos, porém, vai além desse conceito o seu real valor. Ao lermos as Sagradas Escrituras no livro de Gênesis, em seu capítulo segundo, no verso de número oito, as seguintes palavras: “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado”.
Desde o início, quando Deus criou o homem, este foi colocado em um lar – um local seguro, que o acolhia, protegia e fornecia as condições para que este vivesse. Nesse primeiro lar, o homem descobriu o que é fazer parte, quais as implicações de ser um morador, um dono, alguém que tem uma casa.
Ainda que esse local parecesse perfeito, ou fosse perfeito, havia a obrigação de cultivá-lo, bem como a necessidade do relacionamento com o seu Criador, para que tudo funcionasse – havia responsabilidades.
E hoje, onde está a nossa “casa”? Qual é o lugar em que fomos plantados por Deus para ser alimentado, crescer e dar frutos? A pátria é mais do que o local onde nascemos, é o país que nos abriga, nos oferece a possibilidade de construir uma história enquanto cidadãos e, acima de tudo, ser instrumentos de Deus para abençoar.
A Semana da Pátria deveria ser o resultado do que o povo vive e sente durante o ano e não um momento, separado, diferente. Em nossos corações deveria aflorar o sentimento de gratidão diante de todas as qualidades de nossa Pátria, uma gratidão que elevaria nossos olhos ao Criador e moveria o povo para uma atitude de pertencer, de fazer parte e ser responsável, porque a Pátria é feita de nossos pensamentos e ações; é o resultado da escolha entre seguir ou não o chamado de Deus. A Pátria, na Verdade, somos nós!
Última Atualização do site: 10/07/2025 09:17:49